57 Desenhos de Páscoa para Imprimir e Pintar em Casa!

A páscoa é um período de muito amor, gratidão e, claro, chocolates! E nada melhor do que se divertir na páscoa pintando desenhos!

Trouxemos uma grande galeria de desenhos para você salvar no seu computador e se divertir colorindo em casa.

Para Colorir
Para Brincar
Coordenação Motora
Período Festivo
Desenhos De Páscoa
Ideias De Desenhos
Desenhos De Páscoa
Desenhos De Páscoa Para Colorir
Desenhos De Páscoa Para Pintar
Para Salvar
Para Crianças
Para Baixar
Fotos De Desenhos De Páscoa
Amigos Felizes
Ovo Decorado
Pintando Ovos
Divertidos
Bem Complexo
Desenhos De Páscoa
Desenhos De Coelho Da Páscoa
Coelho Da Páscoa Para Colorir
Coelho Da Páscoa Para Pintar
Coelho Da Páscoa
De Chocolate
De Chocolate
Todos Felizes

Algumas curiosidades interessantes sobre a páscoa:

  • A páscoa é o período do ano onde a venda de doces atinge seu ápice. Em segundo lugar, vem o Dia das Bruxas;
  • Nos Estados Unidos da América, existe o costume de “caçar” ovos de páscoa. O evento é conhecido como egg hunt. Infelizmente, a tradição não pegou aqui;
  • Um estudo curioso mostrou que a maioria das pessoas começam a comer o coelho de chocolate pelas orelhas;
  • Embora para muitas pessoas a páscoa seja um momento apenas para comer chocolate até não conseguir mais, ela é um feriado religioso sagrado para religiões de matriz abraânica;
  • O ovo é considerado um dos símbolos do período pascoal. Mas você ai que tá pintando desenhos de páscoa sabe o porque? Inclusive ele aparece em muitos dos desenhos presentes nessa galeria de fotos. O ovo é considerado um símbolo da vida, do nascimento. Por isso é relacionado a ressurreição de Cristo. O costume de comer ovos de chocolate veio depois. E o resto você já sabe;
  • E o coelho? Onde entra? O coelhinho da páscoa, que também aparece na galeria de desenhos para colorir, não bota ovos. Se ele não bota ovos e nem se reproduz por ovos, porque ele entra na cultura pascoal? Esse animal era relacionado a fertilidade na cultura anglo-saxônica. Deve ter sido culturalmente incorporado pela tradição cristã;
  • Na Bulgária, existe uma tradição bem curiosa. Cada um segura um ovo cozido e bate em outros ovos. O que ficar com ovo inteiro terá sorte pro ano todo.

Confira também: Desenhos da Arca de Noé

Turma Da Mônica
Coelhinha
Ovos Para Decorar
Ovos Decorativos
Com Flores
Os Mais Diversão
Os Mais Legais
Com Flores
Desenhos De Ovos
Desenhos De Páscoa Para Colorir
Desenhos De Páscoa Para Pintar
Desenhos De Páscoa Para Colorir
Para Baixar
Desenhos De Páscoa
Seleção De Imagens
Seleção De Fotos
Veja mais desenhos fofinhos kawaii
Salve A Imagem
Para Salvar
Mais Diferentes
Sentado Numa Pilha De Ovos

Curiosidades sobre Páscoa

  1. A palavra “Páscoa” deriva do hebraico “Pessach“, que significa “passagem”.
  2. A Páscoa é uma das mais antigas festividades judaicas, celebrada há mais de 3 mil anos.
  3. Na antiguidade, a Páscoa era celebrada em abril ou no início de maio, mas foi movida para março ou abril pelo Conselho de Nicéia no século IV dC.
  4. A data exata da Páscoa é determinada pelo primeiro domingo depois da lua cheia seguinte a 21 de março, ou seja, ela pode acontecer entre 22 de março e 25 de abril.
  5. A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo após sua crucificação, enquanto a Páscoa judaica lembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito.
  6. O coelhinho da Páscoa é um símbolo relativamente recente da festividade: ele foi popularizado na Alemanha no século XIX e logo ganhou o mundo.
  7. As crianças costumam receber ovos de chocolate na Páscoa, mas isso também é uma tradição relativamente recente: os primeiros ovos foram produzidos na Suíça no século XVIII e eram considerados um luxo para poucos.
  8. Em algumas partes do mundo, as crianças não recebem coelhos ou ovos de chocolate: elas ficam felizes com qualquer tipo de doce!
  9. Alguns países têm tradições bem peculiares relacionadas à Páscoa: na Polônia, por exemplo, as mulheres solteiras são molhadas com água benta; já na Grécia, os homens borrifam água nas mulheres que encontram nas ruas!

Ideias de Atividades Infantis sobre Páscoa

  1. Desenhar ou pintar uma cena de Páscoa, com os coelhinhos, as cestas e os ovos de chocolate.
  2. Fazer um colar ou um brinco de Páscoa, utilizando formas de ovos ou de coelhinhos.
  3. Montar um quebra-cabeça da imagem de um coelho da Páscoa.
  4. Fazer uma caça ao tesouro, escondendo ovos pelo quarto ou pela casa toda.
  5. Criar uma história sobre a Páscoa, imaginando como seria se os personagens fossem diferentes (por exemplo, se fosse um pato a entregar os ovos).
  6. Jogar boliche com garrafas vazias coloridas, pintadas com motivos da Páscoa.
  7. Escrever uma carta para o Coelhinho da Páscoa, agradecendo pelos chocolates recebidos e pedindo outros presentes para o ano que vem! 😉
  8. Fazer uma pesquisa sobre a origem da festividade e apresentar os resultados para a família e/ou amigos.
  9. Organizar uma festa na qual todos os convidados venham fantasiados de coelhinhos ou outros animais relacionados à Páscoa.

Como tudo começou?

A origem da páscoa tem diversas ramificações.

O termo vem da língua hebraica, o idioma original do povo judeu e significa “passagem”. A palavra então representaria a liberdade do povo semita após o longo período de escravidão no Egito.

Já para o ponto de vista do Cristianismo (cada ponto de vista é a vista de um ponto), a páscoa é o período que representa os três dias da morte a ressurreição de Cristo. A páscoa seria o encerramento do período de jejuns conhecido como Quaresma.

Por conta dessa origem religiosa, alguns dos desenhos acima também apresentam cunho religioso e são muito utilizados em catequeses para evangelizar as crianças.

Embora seja uma tradição religiosa de origem abraâmica (presente no Cristianismo, Judaísmo e Islamismo), a páscoa tem alguns elementos pagãos em sua comemoração, como o ja falado coelhinho.

O costumo de se presentear com ovos na páscoa provavelmente veio dos missionários e cruzados que viajavam para a Europa Oriental e entravam em contato com culturas mais antigas.

Enfim, a páscoa é um período de união, de agradecer pelas coisas boas que aconteceram na vida. Se você é religioso, a páscoa também é um período para relembrar todo sacrifício de Cristo na Cruz e a expiação dos pecados da humanidade.

Qual desenho de ovo da páscoa você curtiu mais? Comente abaixo!

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *