57 Desenhos de Folclore para Impressão [Colorir/Pintar]

O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. E nada mais divertido do que pintar desenhos do folclore! Trouxemos muitos deles para você!

Para a nossa alegria, o nosso folclore é um dos mais ricos do mundo. Temos diferentes lendas interessantes, principalmente lendas que herdamos de povos indígenas.

Para Crianças
Veja mais Desenhos do Boto Cor de Rosa
Curupira Para Pintar
Ideias De Desenhos Do Folclore
Desenhos Do Folclore
Para Pintar
Desenhos Do Folclore Para Colorir
Ideias De Desenhos Do Folclore
Dicas De Desenhos Do Folclore
Desenhos Do Folclore
Do Sítio Do Pica Pau
A Bruxa Famosa
Cuca Bruxa
Desenhos Do Folclore
Desenhos Do Folclore Para Pintar
Desenhos Do Folclore Para Colorir
Desenhos Do Folclore
Seleção De Desenhos
Chico Bento Para Pintar
Desenho Do Saci Para Colorir
Saci Perere
Melhores Histórias
Veja mais Chico Bento para Pintar
Sereia Do Fundo Do Mar
Desenhos Do Folclore
Folclore Br
Lendas Brasileiras

Lendas do Folclore Brasileiro

Eis algumas lendas famosas do folclore brasileiro que você vai adorar colorir:

  • Saci-pererê: não poderíamos começar de forma diferente. Começamos com o pé direito, falando do saci. Essa é uma das lendas do Brasil mais famosas em todas as regiões. Existem pessoas que juram de pés juntos que já viram o menino saci fumando o seu cachimbo com seu gorro vermelho e pulando de uma perna só.
  • Curupira: eis outra lenda famosa no Brasil. Ele é outro menino, assim como o saci, mas com os cabelos vermelho-fogo e pés invertidos. A sua missão é proteger a natureza da devastação de humanos.
  • Mula sem Cabeça: eis um monstro do folclore brasileiro. A lenda conta que, inicialmente, a mula sem cabeça era, na verdade, uma moça que namorou um padre. Portanto, corre a lenda popular de que moças que namoram com padres viram uma mula sem cabeça. O grande destaque é para o fogo que sai da cabeça da mula.
  • Lobisomem: essa não é uma lenda brasileira, embora seja contada na zona rural de várias partes do Brasil e muita gente jura de pé junto que já viu um lobisomem. A lenda original vem da Europa. O lobisomem é uma mistura de um homem com o lobo. Conta o mito que se uma mulher tem sete filhar e o oitavo for homem, ele será lobisomem. Os lobisomens são inimigos mortais dos vampiros (esse conflito aparece em diversos livros, como o Crepúsculo, que foi uma das sagas de literatura infanto-juvenil mais famosas dos últimos tempos).
  • Boto: eu morei muito tempo da minha vida no Pará e conheci pessoas que falaram que o boto realmente existe. A lenda tem origem na região amazônica e diz ela que o boto se transforma em homem para atrair mulheres para o fundo do mar.
  • Caipora: conhecida também como caipora do mato, ela, assim como o Curupira, é considerada a cuidadora da natureza. O nome vem da cultura indígena tupi. Caipora significa, então, habitante do mato.
  • Iara: Iara é uma seria. Essa lenda também tem origem na cultura oral dos índios, dado que esses são grandes contadores de histórias. Iara, do tupi, significa “aquela que mora nas águas“. Ela é uma mulher que mistura troco humano com cauda de peixe.
  • Vitória-régia: eis outra lenda de origem tupo-guarani. Nesse caso, temos a história de uma menina chamada Naiá, índia da tribo tupi. Você pode conferir a história da lenda da vitória régia aqui.

Veja também: Boi Tata para Colorir e Boi Bumbá para Colorir

Atividades Educativas
Atividades Educativas Grátis
Dicas De Atividades Educativas
Atividades Educativas
Para Colorir Em Casa
Para Se Divertir
Para Pintar Em Casa
Contos Populares
Histórias Populares
Mitos Brasileiros
Mitos Do Br
Lendas Brasileiras
Lendas Do Brasil

Como você pode ver, o Brasil é rico em lendas muito curiosas. Nosso folclore é um dos mais vastos do mundo e deve ser valorizado. São muitos desenhos legais para pintar as figuras especiais que aparecem nessas histórias que nos encantam.

Veja: Desenhos de Bruxa, Desenhos da Cuca para Imprimir e Desenhos de Vampirina para Pintar

Qual desenho do folclore para colorir você curtiu mais? Deixe um comentário abaixo utilizando o campo de comentários!

Lory Aguiar

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *