45 Desenhos de Índio para Imprimir e Colorir em Casa

Vamos colorir o índio? Descubra também diversas informações e curiosidades sobre os primeiros povos que habitaram o Brasil!

O índio é parte da nossa história e é repleto de características e curiosidades! Confira tudo sobre os povos que tanto acrescentaram na nossa cultura e escolha a melhor imagem para colorir o personagem!

Desenhos de Índio para colorir pajé casa deles mestre da tribo tribais marido e mulher com machado só o rosto para pintar para impressão Desenhos de Índio para colorir Desenhos de Índio

Índio para Colorir

O povo indígena brasileiro corresponde a uma quantidade diferenciada de grupos étnicos que fazem a habitação do país desde milênios, antes do começo da colonização dos portugueses, que se desencadeou em XVI.

Em ato de descoberta, o povo nativo era formado pelas tribos seminômades que faziam a subsistência da pesca, da caça, da coleta e da agricultura itinerante, de modo a se desenvolver em culturas diferentes.

Ainda que, com a proteção de leis diversas, os povos foram exterminados de forma ampla pelos descobridores, de modo direto, e por doenças que estes mesmos indivíduos trouxeram. Isso fez com que a população de milhões diminuísse para uma média de 150mil do séc XX, e se reduzindo para mais.

Confira mais desenhos educativos!

Desenhos de Índio ideias e modelos seleção de fotos para pintar Desenhos de Índio na floresta em ação desenhos para impressão famosos Desenhos de Índio para colorir seleção de imagens curioso impressão Desenhos de Índio para colorir na mata na selva menino menina para pintar animal sóbrio

Características

Prepare a caixa de lápis de cores, aponte-os bem e escolha o seu melhor traço para deixar o índio bem elaborado e colorido! Se possível, mantenha a cor escura nos cabelos do personagem, que tinha lisos escorridos e sempre muito bem cuidados pelas substâncias que encontravam na própria natureza!

Você sabia que os índios contribuíram significativamente para que a sociedade do mundo inteiro tivesse alguns hábitos específicos? Através deles, pudemos compreender e aderir ao uso doméstico da mandioca, plantas, bem como:

  • o milho;
  • batata-doce;
  • feijão;
  • abóbora;
  • caju;
  • amendoim;
  • mamão.

Ainda, houve a difusão da utilização da rede de dormir e o hábito do banho todos os dias, que não era do feitio da sociedade européia do séc XVI. Até para a nossa própria língua, eles deixaram inúmeros nomes, vocábulos específicos e demais, que inclusive, foram se incorporando nas lendas folclóricas daqui.

Aqueles que poderiam habitar as Américas tiveram a denominação de índios, a partir de europeus. A terminologia é um tipo de invento europeu, provindo de “erro histórico”. Até porque, ao chegar nas terras brasileiras, os índios já estavam por aqui.

Desenhos de Índio com arma branca fazendo calor dando tchau Desenhos de Índio para escolinha para educação infantil para escola famosos criança os mais legais os mais divertidos para crianças pequenas

Guaraná

Dentre diversas lendas disponíveis pelo nosso folclore, o grão do guaraná é uma delas. Trata-se de um frutinho que lembra demais a imagem de um olho. Isto fez com que se propagasse a lenda dos povos indígenas saterê-maué.

Uma índia chamada Unai teve um filho gerado por uma cobra e morto por flechas de macaco. De acordo com a lenda, no lugar onde foi enterrado, nasceram as primeiras plantinhas do guaraná.

A região da Amazônia é a última área do mundo em que ainda existem povos humanos desconhecidos. Eles são caracterizados pelo seu estágio primitivo, vivendo da caça, da pesca e, em algumas situações, no cultivo de roças pequenas. Estas tribos denominam-se, a partir da FUNAI, como povos indígenas isolados.

Gostou de saber mais sobre os índios? Que tal pintar a imagem deste personagem importante para a história brasileira junto dos seus melhores amigos? Se não puder, compartilhe com eles e mãos à obra!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *