20 Desenhos de Cavalos para Colorir/Pintar (Colorindo.org)

Cavalos já possuem uma história na Terra de milhões de anos. Estima-se que o primeiro equino date de 55 milhões de anos atrás, 10 milhões de anos depois do último dinossauro na Terra. Os ancestrais dos cavalos eram os Hyracotheriu e eram muito parecidos com a espécime hoje conhecida por convivência com o homem.

Em aparência os parentes distantes dos cavalos podem ser parecidos com os atuais, mas em porte eram bem diferentes. Eram um pouco maior que um cachorro de grande porte, com menos de um metro de altura, fracos se comparados a hoje e já se alimentavam de capim e nunca de outros animais. Os cavalos são um dos poucos animais em seu meio que mesmo passando fome não se tornam canibais, comendo uns aos outros por subsistência. Não tinha essa super força e agilidade de hoje as por não ter necessidade.

As alterações de porte do animal começaram a surgir quando o cavalo deixou de viver isoladamente em altos de montanhas e começou a viver em planícies mais próximo das cavernas onde os homens antigos viviam. Sua dentição ficou mais forte e como começou a migrar para regiões distantes em buscar de ervas mais ricas em nutrientes para a alimentação, acabou ganhando um enorme porte também em sua migração para fugir de predadores cada vez mais velozes.

Quando os cavalos se tornaram os melhores amigos do homem?

Homens e cavalos são amigos há milênios por pura necessidade humana. Um animal de grande porte ao seu lado com uma enorme musculatura, dócio e herbívoro representou uma enorme chance de deslocamento e também servir de alimentação. Estima-se um contato entre homens e cavalos de mais de 5 mil anos com boa convivência e não apenas o usando para transporte como alimentação em seu leite e sua carne, assim como os bois e vacas. Os povos antigos mongóis foram os primeiros a começar a domesticar os cavalos.

Por serem mais resistentes aos frios os cavalos foram os animais preferidos para domesticação e alimentação de povos asiáticos em tempos antigos. Apesar de seu grande porte eles comem pouco e conseguem resistir melhor a tempos de seca, frio e crises financeiras. São considerados animais fáceis de cuidar e dóceis quando bem cuidados.

Cavalos são inteligentes?

Talvez nem todos os cavalos sejam como o personagem principal do filme Cavalo de Guerra, de Steven Spilber, mas são considerados muito mais inteligentes e espertos que gatos e cachorros. Ele tem senso de direção, espaço, consegue calcular distâncias e sabe quando pode pular ou não. Você pode pensar já ter visto um cavalo preso em um buraco ou em alguma cerca de arames, mas no geral são adiantes quando sua visão fica comprometida e ele não consegue ver o perigo.

Cavalos possuem excelente memória de caminho considerada melhor que a memória humana para distâncias e locais, por isso quando se perdem dos donos conseguem voltar para casa mesmo em distâncias logas. Sua memória também é fantástica em relação a outros animais, podendo memoriar truques e associar palavras humanas a números e letras do alfabeto. O cavalo mais inteligente do mundo se chama Lukas e tem memorizado 37 truques e 9 números , conseguindo repetir as sequências ao longo de um minuto sem problemas.

O cavalo mais rápido do mundo

Não existe um cavalo bom em todas as etapas quando se trata de velocidade. Os cavalos árabes são conhecidos por percorrer distâncias longas. Em velocidade seria a ração quarto de milha , chegando a 90km/h. Os puros sangues conseguem alcançar até 70km/h por sua estrutura e porte e são menos resistentes em corridas longas, chegando a exaustão em menos de uma hora.

Deixe um recado!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)