50 Desenhos da Mônica para Colorir (Turma da Mônica)

A Mônica já é uma personagem idosa, velha conhecida de pais, filhos e até avôs. Surgiu pela primeira vez em quadrinhos em 1963. Seu criador, o cartunista Maurício de Souza, jamais poderia imaginar o quanto uma essa gordinha dentuça de vestido vermelho e traços simples se tornaria um sucesso.

dos-quadrinhos jovem lendo-piada magali monica-jovem

Em primeiro momento ninguém fazia uma turma como conhecemos hoje. Maurício criava tiras para os jornais sobre o cotiano e usava personagens infantis para relatar a realidade em quadros e falar curtas, até mesmo com lições de moral. Os personagens apareciam isoladamente, como o Cebolinha, Cascão, a Magali e o Cascão. Mas o retorno do público foi realmente positivo e a turma se formou, sendo laçado o primeiro quadrinho em 1970.

Desenhos-da-Mônica-3 Desenhos-da-Mônica-4 Desenhos-da-Mônica-5 do-maurício-de-souza

A primeira publicação com a Mônica foi em uma tira do seu amigo Cebolinha na Folha de São Paulo, em 3 de março de 1963. E de onde veio a inspiração? Na filha de Maurício de Souza, com mesmo nome e quase o mesmo visual, segundo ele. Ela era dentuça e adorava a cor vermelha nas roupas, além de andar o tempo todo com um coelho de pelúcia, o inspirador do Sansão. Os demais personagens da turma também tem inspiração em crianças próximas a Maurício. As tramas das tiras também foram inspiradas em muitas travessuras de seus filhos em casa.

cebolinha-1 Desenhos-da-Mônica Desenhos-da-Mônica-1 Desenhos-da-Mônica-2

Por que a Mônica faz tanto sucesso? + Desenhos para Pintar

A idade da Mônica na versão infantil oficial é 7 anos. Ela vive em um bairro chamado de Limoeiro, não existente na vida real com sua mãe, Luísa Fernandes, e seu pai, adivinhem quem? Souza, sem profissão mostrada nos gibis porque na verdade é o próprio Maurício de Souza. Inclusive os traços visuais no quadrinho lembram bastante o próprio Maurício da vida real. Assim como a musa inspiradora, ela tem um cachorro chamado Monicão. Este foi dado por Magali e Cebolinha para zombar de sua gordura mas se tornou o melhor amigo da menina e muito querido até pelos outros personagens.

A imagem da Mônica é mesmo divertida e há diversos motivos para ela fazer sucesso. Gordinha, foge da imagem que criança necessita ser 100% em forma e magérrimas. Hoje já é mais raro, mas nos anos 70, 80 e 90 era bem comum crianças dentuças por muitos anos até os aparelhos dentários se tornarem mais baratos e eficientes. Ter dentes como os da Mônica era mais comum do que se imagina hoje.

na-escola para-crianças para-natal professora sansão turma-completa turma-da-mônica versão-bebê

Mônica também é divertida e adora dar lição de moral nos amigos, em especial por ser a primeira menina em destaque nas tiras de Maurício de Souza. Antes eram os meninos a dominar as tramas, até a gorduchinha simpática surgir e roubar a cena. A ironia está em observar os traços do quadrinistas. Você já notou que a mônica não é tão gorda assim em relação as demais? Nem necessitada de tana ênfase a sua gordura e ser baixinha.

A menina representa um pouco da revanche de qualquer criança sofrendo bullying em sua cidade. Estamos falando em uma década que não era incomum chamar a criança de gorda, feia e dentuça. A menina de vestido vermelho tinha um gênio super forte e sabia revidar todos os apelidos, inclusive usando seu coelho de pelúcia para bater nos colegas nas tentativas de ridicularização. Ela deixa aos leitores, portanto, uma bela lição de moral do poder de todos se defenderem e não

Um dos personagens mais importantes do desenho é a mãe da Mônica, responsável por levantar a moral da criança. Dona Elisa nunca concorda com os apelidos e sempre dá força a menina para aprender a lidar com seu corpo. Ela é uma das mais queridas pelos pais na versão em desenho animado da turma porque realmente faz o papel de apoio moral e educadora.

A história de sucesso da Mônica nos quadrinhos

O sucesso da Mônica na década de 70 foi tão grande que ela representa um marco na história dos quadrinhos brasileiros. Foi a primeira personagem mulher a ganhar um gibi sozinho por aqui e o primeiro gibi colorido nacional. É muito sucesso para uma menina, não é mesmo? E muito mais estava por vir.

Em 2013 a jovem de vestido vermelho se tornou uma cinquentona. São 50 anos de existência e com muita comemoração, indo desde filmes até exposições com as primeiras tiras em museus e shoppings. Claro, há revistas em edição especial e relançamento de alguns gibis considerados especiais pelos fãs. Há uma edição especial da editora Panini com 108 páginas apenas sobre a menina. É muito glamour, não é pessoal?

E você conhece os jogos da Monica? Os primeiros foram lançados pela Tectoy nos anos 90 para p Master Systen e Mega Drive. Também possui uma linha de bonecas renovadas a cada ano. Alguns modelos modernos dialogam com a criança com frases pré prontas, outras cantam e dançam. São mais de 100 bonecas lançadas no mercado até hoje, além de linha de roupas, jogos educativos, tablets e computadores, celulares e brinquedos para bebês. Há linha pelúcia também e brinquedos para banheira.

Hoje a linha de brinquedos faz sucesso independente dos quadrinhos. Muitos compradores nem ao menos conhecem os desenhos animados mas os pais, antigos fãs da pequena garota de vestido vermelho e dentuça, levam para casa. O tema festa infantil da turma da Mônica ainda é um sucesso todos os anos.

adulta caipira cebolinha

Cebolinha e Mônica: uma história de amor

Na infância Celibinha e Mônica eram inimigos mortais. Trocando sempre o R pelo L, o Cebola por conta do seu apelido amava aprontar com a menina. Com frequência roubava seu coelho de pelúcia e fazia um nó em suas orelhas, elevando a ira da jovem. Mas tanto ódio não poderia ser amor escondidos? Pois não é que era?

Nos novos quadrinhos da Mônica finalmente o amor foi revelado. O casal se apaixona e descobre um no outro pontos fortes de alimentar a paixão e se tornam um casal. Para quem leu as primeiras tiras e acompanhou os quadrinhos, é um dos momentos mais empolgantes da turma da Mônica. Para muitos fãs era um caminho natural da história da personagem dada a amizade da dupla de longos anos e diversas aventuras, deixando muitos leitores realmente realizados em suas expectativas.

Qual você gostou mais? Comente!

4 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *