35 Desenhos da Galinha Pintadinha para Imprimir e Pintar

No mundo da Internet muita coisa é realmente estudada para fazer sucesso, mas muitos produtos simplesmente viram mania e febre de acessos sem nem ao menos serem divulgados. Este é o caso da Galinha Pintadinha, sucesso entre as crianças há mais de dois anos que acredite: chegou na casa do seu filho por acaso.

jogando-bola na-fazenda na-fazenda-1 para-pintar pintinho rosto-da-personagem tomando-banho

A história da Galinha Pintadinha + Desenhos para Colorir

Os criadores da Galinha Pintadinha são os produtores de televisão Juliano Prado e Marcos Luporini, de São Paulo. Inicialmente o projeto foi elaborado para televisão para um canal em específico para crianças. Mas alguns produtores não puderam ir a reunião e os criadores resolveram postar no Youtube para terem acesso ao material. Para TV o projeto não foi aprovado, mas o vídeo foi encontrado por usuários e as visualizações crescerem monstruosamente, mostrando o quanto a animação era um sucesso. Em alguns meses o vídeo chegou a ter 500 mil visitas, provando que era mesmo um produto para ir a comércio.

Rejeitado para a televisão, talvez a galinha divertida e cantora seria mesmo um projeto para ser assistido em casa em qualquer dia e horário. A dupla de criação levou então o projeto adiante e criou o primeiro DVD, Galinha Pintadinha e sua turma em 2007. Foram usadas apenas músicas de domínio público, cantigas de roda famosas em décadas anteriores e quase esquecidas pela geração atual de menores de idade como Indiozinhos, Escravos de Jó, Marcha Soldado, Atirei o Pau no Gato, dentre outras.

O quanto a Galinha faz sucesso? É possível ter ideia apenas analisando números. O canal do Youtube oficial da personagem infantil chegou mais de um bilhão de acessos em menos dois anos. A mesma audiência em um site livre como esse foi alcançada apenas por emissores de televisões mundiais! E estamos falando de um canal de vídeos livre, sem patrocínio e em português. Ou seja: não tem alcance mundial. Mas claro, já pensando no mercado internacional, hoje o canal conta com músicas em inglês e espanhol, também de enorme sucesso entre a garotada lá fora.

Ironicamente no projeto original não havia apenas a galinha, mas 13 outros personagens que não saíram do papel tamanha foi a febre da ave em redes sociais. Ela se tornou a musa principal e sem qualquer esforço. E mesmo com tanto sucesso a dupla Juliano Prado e Marcos Luporini ainda mantém tando a simplicidade de criação como pretende manter a linha dos desenhos. Não há lista de projetos uma animação 3D ou junção de humanos e desenhos em vídeo. Será sempre a ave azul encantando crianças.

Galinha-Pintadinha Galinha-Pintadinha-1 Galinha-Pintadinha-2 Galinha-Pintadinha-3 Galinha-Pintadinha-4 galinhas

DVD Galinha Pintadinha

O primeiro DVD foi uma febre de vendas e acessos em diversos locais. Estamos falando de uma época em que a pirataria não era controlada e com apenas R$ 2 você conseguia levar a Galinha Pintadinha em DVD para casa. Isso poderia causar uma enorme perda do produto, mas na verdade ajudou a propagar a imagem da personagem entre crianças e adultos de todas as idades, tornando a Galinha popular.

A febre da Galinha Pintadinha é explicável em alguns pontos. Um dos mais importantes é ter trazido de volta cantigas de roda. Na era digital poucas crianças querem saber de algo além de usar tablets e a Internet para colorir, as músicas responsáveis por embalar o sono dos pais fizeram sucesso por sua simplicidade. O mais bacana é respeitarem a nova onda do politicamente correto, eliminando as partes ofensivas a raças ou colocando um final feliz diferenciado em Atirei O Pau No Gato. As músicas também são fáceis de cantar e decorar, além dos vídeos coloridos para atrair a atenção dos pequenos.

O segundo DVD veio em 2016. Com tamanho sucesso de público não era mais uma produção independente, mas lançada pela Som Livre com mais cantigas de roda e músicas clássicas como Se essa rua fosse minha, Sapo Cururu e outras. E com o controle de pirataria da empresa a colocar o DVD no mercado o sucesso de vendas foi enorme. Na primeira semana foram mais de 100 mil cópias vendidas, chegando a ser o segundo DVD mais vendido no ano de 2010 e um dos primeiros em 2011. O segundo DVD entrou na disputa dos mais vendidos com o DVD da cantora britânica Adele.

com-pantufa desenhos-infantis

A Galinha Pintadinha nos palcos

Apesar de existirem muitas trupes com musicais, há um projeto oficial para o teatro, o Galinha Pintadinha: o musical. É a galinha oficial, rodando o Brasil todos os anos nos principais teatros brasileiros cantando os principais sucessos da personagem. E todos os amigos vão juntos, como a Dona Barata, o Pai Francisco da loja, o Gato maltratado, dentre outros.

Um dos shows fixos da Galinha Pintadinha no teatro vem da trupe do Palhaço Chocolate, em Recife, Pernambuco. Ao menos duas vezes ao ano o show acontece nos principais parques da cidade, além do teatro Boa Vista, conhecido por atrações Infantis. Mas como a fantasia da personagem é fácil de confeccionar e as músicas são simples, muitos grupos de teatro fazem encenação ao longo do ano.

andando-de-skate animais com-corações

Produtos

Hoje a galinha azul já soma mais quatro DVDs, sendo o último lançado em 2014. Por enquanto não há projetos de levar a turma ao cinema, mas o lucro já está garantido em outros produtos bem legais como a linha de brinquedos oficial. Há desde tablet infantil a uma boneca infantil em duas versões de pelúcia: uma com vozes e músicas e outra apenas em pelúcia simples e lavável.

Os anos foram passando mas a fama da Galinha Pintadinha não diminui. Os produtos com sua imagem apenas tende a crescer, como material escolar que vai desde giz de cera a lápis de cor. Há ainda roupas oficiais, brinquedos educativos como quebra cabeça e jogos de montar, peças de encaixe estilo Lego e até baldinho de praia. Há linha de roupas ainda tímida chegando ao mercado, com promessas de aumentar ainda mais a renda dos criadores dos vídeos. O reinado da Galinha Pintadinha parece não ter fim e nem ser abalado por outros sucessos do momento como a Dora Aventureira, Peppa Pig e outros.

Gostou? Comente!

Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *