20 Desenhos Gospel para Pintar/Colorir (Colorindo.org)

O gospel é um gênero de música conhecido por tocar em igrejas evangélicas.

Surgiu nos Estados Unidos, onde a revolução evangélica se tornou mais forte com o passar dos anos pós Inglaterra. Em seu princípio era uma mistura de blues com cantos líricos católicos. Hoje é bem mais diversificado e se tornou apenas um termo para músicas louvando ao Senhor, pois os ritmos são os mesmos de músicas tradicionais.

A palavra gospel vem da junção de duas palavras no idioma inglês, God e Spell. God é Deus e Spell é palavra, em uma tradução livre deixando “A palavra de Deus”. Os primeiros a usar o termo também foram os norte americanos com a necessidade de classificar seu tipo de música diferenciado cantado nas igrejas não católicas. Já era uma denominação deste tipo de música no começo dos 50 e dura até hoje com enorme sucesso no Brasil.

A necessidade de separar os gêneros musicais tocados entre e para os evangélicos veio das músicas populares tocadas nas rádios e suas letras e não apenas do ritmo, por isso começou como blues e hoje temos desde pop a forró gospel. Enquanto as letras populares falavam de paquera em bar, bebidas, uma vida de relações por prazer sem casamento e distante dos costumes e dogmas evangélicos, o gospel trata dos valores morais pregados na igreja como relações apenas depois do casamento, ter filhos e formar uma família e amar a Deus e ao próximo. Apesar de muitas críticas são letras interessantes e sempre com pensamentos positivos, em especial quando se trata de não focar em traição e roubar o marido dos outros, como muitas letras tocadas em rápido tratam.

A primeira música gospel

Não existe uma data correta de quando pode ter surgido a primeira música gospel ou quando o gênero começou a se tornar oficial, apenas uma estimativa de ser nos anos 50 quando se tornou mais forte. O cantor Thomas A. Dorsey é considerado por muitos o pai da música gospel por ter lançado diversas músicas de sucesso com o tem Deus eu amor ao próximo como base e também fazer parte da igreja.

Veja também desenhos do smilinguido!

Hoje o termo gospel é bem mais amplo

Apesar de ter começado para denominar um gênero musical, a palavra gospel é usada com diversos significados atualmente. A igreja propaga suas regras de modelo de família, costumes e de como conviver em sociedade com o respeito e as boas maneiras que nem sempre a música evoca e as pessoas que as seguem, religiosas, não se sentem bem cultuando outras formas de diversão. Sem o gênero gospel seria curtir o ritmo de uma música mas não poder ouvir a letra porque não se acredita nela.

Logo, o gospel surgiu também como necessidade de estilo de vida, uma vez que a música está ligada ao homem desde os primórdios de sua vivência na Terra. Hoje o termo é mais amplo porque se refere também a uma forma de se vestir, de decorar a casa e até de filmes e por isso já existem lojas de roupas gospel, livrarias e até lanchonetes. O foco é dar alternativas de diversão para algumas pessoas que querem curtir músicas e se vestir bem sem os conceitos diferenciados da igreja.

A música gospel no Brasil é um dos gêneros de maior sucesso com líderes de vendas. Temos muitos cantores famosos e até alguns já conhecidos de outros gêneros musicais como Mara Maravilha, ex cantora de música infantil, Simoni e o ex cantor de pagode Belo. Há filmes e programas de TV também do gênero com altos índices de audiência, bem como desfiles de moda e livros entre os mais vendidos do Brasil.

Deixe seu recado!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)