45 Desenhos Bíblicos para Colorir/Pintar em Casa!

Descubra quais são as melhores opções de desenhos bíblicos para colorir

Sendo um país predominantemente cristão, é normal que no Brasil as crianças sejam ensinadas desde cedo sobre passagens e figuras importantes da Bíblia. A dificuldade de muitos pais, entretanto, reside no fato de que nem sempre é fácil “traduzir” a linguagem da Bíblia de um jeito que os pequenos entendam. Para resolver essa questão, uma solução prática e eficiente consiste em dar à criança desenhos bíblicos para colorir. Ao liberar a criatividade e associar gravuras às histórias, a criança vai conseguir aprender de maneira mais simples, além de mais duradoura. Por isso, confira a seguir quais as melhores opções desses desenhos.

anjos arca arca-de-noe Baleia bíblia

OS DESENHOS

A Bíblia é muito rica em passagens, histórias e personagens diversos ao longo de toda a criação. Com isso, não é de se espantar que haja uma grande gama de desenhos disponíveis, os quais devem ser escolhidos adequadamente pensando na criança e no que se deseja que ela absorva. Assim, entre as opções estão:

* JESUS CRISTO

Ao falar em Bíblia, é natural que o primeiro pensamento associado seja a Jesus Cristo. No caso dos desenhos bíblicos para colorir, isso não é diferente já que é possível utilizar a figura de Cristo como uma forma de diversão e imaginação para as crianças.

Atualmente, as gravuras e ilustrações mais comuns incluem três opções diferentes: Jesus quando ainda bebê; Jesus quando adulto e sobre o qual versam muitas histórias da Bíblia e uma espécie de representação mais infantil, com uma abordagem mais delicada e mais aprazível para as crianças.

Essa é uma ótima opção porque funciona muito bem para todas as famílias cristãs, sejam elas evangélicas ou católicas, já que a figura de Jesus é comum a ambas as religiões.

* A SAGRADA FAMÍLIA

Já no caso da Sagrada Família, composta por Jesus, Maria e José, a representação fica mais restrita aos católicos já que os evangélicos não cultuam santos. Nesses casos, os desenhos normalmente ilustram a história representada pelo presépio.

Assim,é muito comum encontrar a Sagrada Família em forma de desenho retratando o nascimento de Jesus de Nazaré na manjedoura. Com isso, é muito comum que esses desenhos também contem com outros elementos, como animais presentes no estábulo, a estrela de anunciação e o anjo Gabriel.

Em alguns casos, também aparecem os Três Reis Magos, dando ainda mais possibilidade para que a criança pinte e se divirta.

* NOÉ E SUA ARCA

Poucos desenhos bíblicos para colorir possuem um poder tão grande para as crianças quanto o de Noé e sua arca. Isso se deve basicamente ao fato de que segundo a Bíblia, Noé reuniu em sua grande arca um casal de cada animal presente na Terra antes da inundação enviada por Deus.

Com isso, muitos desses desenhos incluem não apenas a gigante arca para ser colorida, mas também muitos animais. Isso faz com que essa seja uma das opções mais lúdicas dentre as disponíveis e, também, uma das preferidas entre as crianças que se perdem entre tantas opções para colorir e imaginar.

* MOISÉS E O MAR MORTO

Outra história muito conhecida da Bíblia fala sobre como Moisés foi capaz de abrir o Mar Morto para a passagem dos escravos do Egito. Na cabeça das crianças, esse efeito se torna ainda mais incrível e quando ele aparece representado em forma de desenho, é diversão na certa.

Normalmente esse desenho contém todo o mar para ser colorido com o azul ou coma cor que a criança preferir, gerando uma distração por longos minutos até que todos os espaços sejam coloridos. Quanto mais linhas as ondas tiverem e quanto mais delicado for o desenho, mais divertido é para que as crianças possam pintar e se divertir.

* OUTRAS PASSAGENS BÍBLICAS

A passagem de Adão e Eva também é muito conhecida, inclusive pelas crianças que são ensinadas sobre o assunto. A representação do Paraíso, por exemplo, é um excelente desenho bíblico cheio de folhas, flores e frutos que podem distrair a criança por horas.

A batalha de Golias e Davi também é bastante conhecida e pode causar a animação nas crianças por colorirem um gigante. Já o desenho de Jonas e a baleia leva a criança de novo para o mar e permite que seres marinhos entrem na brincadeira sem nenhum esforço.

* SMILINGUIDO

Embora não seja vindo diretamente da Bíblia, o Smilinguido é um personagem muito conhecido no meio gospel em geral já que é uma forma de chamar a atenção das crianças e explicar, didaticamente, as principais passagens bíblicas.

O Smilinguido na verdade é uma formiga que também aparece em conjunto com a sua família e amigos. Em ambientes como flores e campos, o que não falta é opção para pintar e se divertir. Mas como entra toda a questão bíblica? Simples: toda representação do Smilinguido vem sempre acompanhado de um versículo ou salmo, por exemplo, ajudando as crianças a compreenderem o que as frases realmente significam.

* FRASES BÍBLICAS

Falando em frases, também há a possibilidade de imprimir desenhos bíblicos para colorir em formatos de frases. Pode ser uma passagem, um salmo ou qualquer pedaço que faça sentido para a criança aprender algo sobre a Bíblia.

Esse tipo de desenho, inclusive, é bastante útil para quando a criança está aprendendo a ler ou foi alfabetizada recentemente. Misturando a criatividade com a aprendizagem, todo o processo cognitivo é mais facilitado.

Desenhos-Bíblicos Desenhos-Bíblicos-1 Deus espírito-santo espírito-santo-1 família-feliz família-feliz-1 livro-sagrado maria nascimento nascimento-de-Jesus noé ovelhas pais-de-cristo patriarcas reis-magos

DÊ PREFERÊNCIA A DESENHOS MAIS INFANTIS

Embora a Bíblia possua uma linguagem de época mais rebuscada, ela pode, sim, ser um livro para crianças, especialmente em formato de desenhos. É muito importante, entretanto, que você dê preferência aos desenhos mais infantis.

Isso significa duas coisas: a primeira, é que os traços precisam ser mnais delicados, mais arredondados e os personagens precisam parecer mais infantilizados para que a criança se reconheça e tenha vontade de se expressar criativamente. Já a segunda coisa diz respeito a quais serão as representações em desenhos, já que pode não ser a melhor saída dar um desenho de Sodoma e Gomorra para uma criança colorir, por exemplo.

Por isso, faça sempre uma avaliação e identifique se a criança, de acordo com sua idade e capacidade de aprendizagem, será capaz de compreender aquele desenho bíblico e se ele estimulará, de alguma forma, a sua criatividade livre.

Os desenhos bíblicos aparecem nas mais diferentes representações, tamanhos e formas. Contando histórias diferentes, essa pode ser uma ótima opção para garantir que a criança solte a sua criatividade e aprenda mais sobre o que cada passagem revela. Para isso, basta escolher os desenhos mais adequados e deixar a imaginação fluir.

Curtiu? Deixe um comentário!

Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *