30 Desenhos de Futebol para Pintar/Colorir em Casa

O futebol é hoje um dos esportes mais queridos do Brasil e em diversos países. Ganhou popularidade no século passado, mas pesquisadores acreditam que diversos povos antigos já cultuavam o esporte como uma diversão tribal. Sua notoriedade vem do fato de ser um esporte considerado simples de jogar mesmo com a quantidade de regras atuais em competições oficiais. Qualquer um pode jogar mesmo sem ser profissional da área, o que outros esportes não permitem.

atleta
bob-esponja
bola-na-area

Origens do futebol no mundo

Você acredita que os chineses, grandes inventores de eletrônicos, podem ter inventado também o futebol? Relatos históricos mostram grupos de militares treinando com uma bola tentando acertar barras no ano de 3.000 Antes de Cristo! Não era um esporte e sim um treino militar para ganhar mais agilidade em campo e resistência física. O curioso é não haver bolas no jogo e sim cabeças de adversários mortos em campos de batalha.

No Japão de séculos atrás tinha um esporte parecido com o jogado hoje pelos brasileiros, apelidado de Kemari. Era um esporte nobre e apenas os amigos do imperador e da corte poderiam jogar. Em um campo quadrado dois tipos com oito jogadores cada tocavam uma bola de bamboo sem tocar um ao outro até atravessá-la por barras feitas de madeira. Há até escritos contando de mini torneios entre chineses e japoneses na época, talvez nossos primeiros campeonatos de futebol da história!

Os gregos também tinham sua versão lá no século I a.C apelidada de Episkiros. Também era uma diversão militar como na China com times de nove jogadores de cada lado tocando a bola até atravessá-la por traves. A arte para fazer a bola é interessante também: uma bexiga de boi com terra ou areia era usada. Contam relatos antigos times de quinze jogadores disputando em Esparta.

A versão do futebol na idade média é um pouco mais violenta da atual, com militares jogando com contato físico permitido. O desafio não era apenas tocar a bola até o outro lado, mas também sair vivo, porque eram permitidos socos, chutes e todo o tipo de violência. Não podia tocar a bola com a mão e os times tinham cerca de 27 jogadores ou um pouco menos, mas eram sempre equipes numerosas. Dizem os livros históricos que os mais violentos eram os italianos, com sua versão de futebol chamada de gioco del calcio, trazendo a campo adversários na vida real para disputar.

desenhos-de-futebol
desenhos-de-futebol-1
dicas-de-desenhos
esporte-brasileiro
goleiro
para-impressao
para-imprimir
pato-donald
patriotismo
simpsons
time-completo
turma-da-monica
ufanismo
urso

Talvez o responsável pelas primeiras regras do futebol tenha sido o rei Eduardo II. Por um tempo ele proibiu o jogo por tamanha violência em campo e mais tarde tentou colocar o impedimento ao contato físico, o que deixa a partida até mais agradável de assistir e fluida. Foi no reinado de Eduardo que surgiu o primeiro juiz em campo, em seguida 12, para ajudar a evitar a violência e o cumprimento das regras. Ele pode ter inventado a expulsão do campo também.

Acredita-se que o futebol chegou o Brasil através do paulistano Charles Miller. Em uma de suas viagens à Inglaterra em 1894 ele conheceu o esporte de perto já em sua versão popular na Europa e trouxe o conceito para cá com times menores e suas regras. Ele também trouxe a primeira bola de futebol ao Brasil, de couro, até podermos fabricar a nossa.

caipira
camisa-17
cascao
cascao-1
cascao-2
chuteira
chuteiras
correndo

O futebol hoje + Desenhos para Pintar

Hoje o futebol é uma grande indústria de entretenimento. As emissoras de televisão disputam milhões de reais para transmitir os jogos ao vivo e cada vez mais jovens com talento dedicam a sua vida a se tornar um grande astro do esporte. O dinheiro em torno do esporte é insondável, indo de pequenos times a grandes patrocinadores e marcas produzindo produtos exclusivos.

Comente!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest