30 Desenhos da Turma da Mônica para Baixar e Imprimir!

A Turma da Mônica faz parte da história da vida de muita gente. Arriscamos a dizer que faz parte da vida da maioria esmagadora dos brasileiros. Aliás, não só dos brasileiros: os quadrinhos de Maurício de Sousa é a história em quadrinhos do Brasil que mais foi publicada no mundo todo.

As primeiras histórias

monica
mundo-magico
para-colorir

Ao contrário do que muitos pensam, a personagem principal que dá o nome aos quadrinhos não foi a primeira criação de Maurício de Souza. A primeira história em quadrinhos da turma foi publicada em 1959 e trazia como personagens o cachorro Bidu e o cientista Franjinha, que são considerados os personagens pioneiros das revistinhas.
A turma que foi ganhando espaço e se tornou a principal ao decorrer dos anos, composta por Cascão, Magali, Cebolinha, Mônica e Chico Bento, surgiram depois disso, conforme as histórias eram lançadas. No começo, a Mônica estava longe de ser a personagem principal. Nas primeiras tirinhas de Sousa, ela era coadjuvante das histórias do Cebolinha já com as características que todos conhecemos: ela infernizada a vida do “amiguinho”. Felizmente para os fãs, o jeito invocado, bravo e muitas vezes engraçado de Mônica fez com que ela ganhasse as próprias histórias.

Ao decorrer das quase 60 décadas de história de Turma da Mônica, diversos outros personagens foram criados e a turma até cresceu, se tornando adolescentes. Desde a década de 80, porém, os personagens principais permanecem os mesmos:

  1. Cebolinha: o menino que troca o R pelo L;
  2. Cascão: o garoto sujo que não gosto de tomar banhos;
  3. Magali: a garotinha que adora comer;
  4. Mônica: ela é brava, dentuça e não se separa do coelhinho Sansão.

desenhos-da-turma-da-monica-1
desenhos-da-turma-da-monica-2
feliz-natal
gatos
indios
jovem
jovem-1
menino-jesus

Turma do Chico Bento

A Turma do Chico Bento também é mais antiga que a Turma da Mônica que conhecemos como principal hoje em dia. Eles apareceram nas revistinhas ainda no começo da década de 60. A história deles se passa na roça, no interior de São Paulo, e foi influenciada diretamente pela infância do autor das historinhas, Mauricio de Sousa. Quem encabeça essa turma é o casal Chico Bento e Rosinha.

pintando-8
vamos-colorir
vamos-pintar

Turma do Horácio e Turma do Penadinho

Entre as turmas paralelas também estão as turmas do Horácio e do Penadinho.

Horácio, o personagem principal da primeira turma, é um filhote de Tiranossauro Rex, um dos principais dinossauros da história. Seus amigos também vieram direto da pré-história.

Já as histórias do Penadinho – que é um fantasma – são mais fantasmagóricas devido aos personagens serem de outro mundo – mas não deixam de ser fofas e engraçadas.

cascao
cebolinha
com-anjinho
com-livro
coracao
desenhos-da-turma-da-monica

A história por trás dos personagens

Nós já apresentamos as turmas e os personagens principais das histórias de Mauricio de Sousa, agora você vai conhecer um pouco de cada personagem que aparece nos quadrinhos e em que, ou em quem, eles foram inspirados:

  1. Vó Dita: a Vó Dita nas historinhas era a avó de Chico Bento. Ela foi inspirada na avó do criador dos personagens, Mauricio de Sousa. Segundo o autor, as duas tinham as mesmas características de serem atenciosas e de adorarem contar histórias. Nessas histórias, a avó real sempre mencionada o irmão dela, que inspirou o personagem do Chico Bento.
  2. Chico Bento: o personagem do Chico Bento foi inspirado no tio avô de Mauricio de Sousa, irmão de sua avó – nas histórias, ele foi transformado em neto. As primeiras tirinhas do Chico Bento foram publicadas em 1961.
  3. Rolo: Rolo foi inspirado no irmão de Mauricio, chamado Márcio. Em 1969, Marcio tinha um visual hippie, era cabeludo e usava barba. Essas características foram aplicadas no personagem dos quadrinhos. O apelido, segundo Mauricio, foi dado porque o irmão sempre estava “metido em rolos”.
  4. Cebolinha: Cebolinha foi inspirado em Luiz, um dos amigos de infância de Marcio. E ele, na vida real, também trocava os Rs pelos Ls. Cebolinha era o apelido real de Luiz porque ele tinha cabelos espetados.
  5. Cascão: o personagem Cascão foi criado em 1960 e também era um dos amigos de Marcio, mas a amizade não foi duradoura e Mauricio não lembra mais o nome da pessoa que o inspirou para desenhar o garoto que não gostava de banhos.
  6. Tina: a Tina, que nos quadrinhos de tornou a melhor amiga de Rolo, era na verdade uma amiga de Mauricio no colégio. Ela estreou nos quadrinhos em 1964 e fazia parte da Turma da Mônica. Ela só foi envelhecer e entrar para a turma do Rolo na década de 1980 com as características hippies do colega personagem.
  7. Bidu: o Bidu foi o primeiro personagem de Mauricio de Sousa e carregava as características do cachorro que o desenhista teve na infância. O Franjinha, que na história era o dono do Bidu, foi inspirado no próprio Mauricio.
  8. Maria Cebolinha: Mauricio de Sousa teve dez filhos e todos eles serviram de inspiração para os personagens das tirinhas. Maria Cebolinha, que era irmã de Cebolinha nas histórias, foi inspirada na primeira filha do autor, Mariângela, que era um bebê quando a personagem foi criada, em 1960.
  9. Mônica: a famosa personagem foi inspirada na segunda filha de Mauricio, que também se chama Mônica e que também era baixinha, gordinha e dentuça. A personagem surgiu em 1963 como coadjuvante nas histórias do Cebolinha.
  10. Magali: a Magali foi criada um pouco depois da Mônica e também foi inspirada em uma das filhas de Mauricio que, realmente, conseguia comer uma melancia inteira quando criança e estava sempre com fome.
  11. Marina: a personagem Marina foi inspirada na sétima filha do desenhista, que também tinha talento no desenho. Segundo Mauricio, ela passou grande parte da infância pedindo para ser uma personagem dos quadrinhos. Ela conseguiu o feito quando tinha 9 anos, em 1994.
  12. Do Contra: esse foi inspirado no nono filho de Mauricio, que afirma que o filho era o diferente da família. Ele era do tipo que torcia contra o Brasil nas Copas do Mundo, que vestia preto no ano novo… Do Contra também foi criado em 1994.

caipira
arvore-de-natal
bom-velhinho
brincando
cachorro

Nova Geração

Depois de 50 anos desenhando os mesmos traços, Mauricio de Sousa transformou as tirinhas que eram focadas em personagens infantis e os transformaram em adolescentes. São os mesmos personagens que já conhecemos, só que crescidos, com problemas de gente grande. E mais: Mônica e Cebolinha começaram a namorar! A gente já imaginava, não é mesmo?

Não importa como eles estão, a Turma da Mônica fez e continua fazendo parte da infância de todos os brasileiros. É impossível não curtir a turminha.

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest