25 Desenhos da Barbie para Imprimir e Colorir em Casa

A Barbie é talvez o brinquedo mais popular da história. Aos 56 anos, a boneca representa o modo de vida e vontades de diversas gerações de meninas, já que acompanhou tendências, gostos e maneiras de quase todas as garotas desde 1959, ano em que foi criada.

A boneca também representa tudo que uma menina sonha: ela é bonita, inteligente, rica e veste sempre as roupas da moda. Essas vontades revelam o mundo de fantasia cor-de-rosa em que a Barbie vive e que encanta as crianças. Não é a toa que o slogan do brinquedo é “be anything”, ou “seja o que você quiser”.

O sucesso da boneca é inegável. Ela é o brinquedo mais vendido no mundo como número de 120 milhões de modelos por ano. Se formos colocar no papel, esse número representa a compra de duas bonecas por segundo!

História da Barbie + Desenhos para Pintar

A responsável pela criação da boneca é Ruth Handler, mulher de Elliot Handler que é o criador da empresa de brinquedos Mattel, dos Estados Unidos.

Ruth teve a ideia de criar uma boneca já adulta, já que as crianças até a década de 50 só tinha bonecas bebês à disposição. Na verdade, já existia uma boneca “crescida”, mas ela não era popular no mundo todo. Era a alemã Lili Doll. Acredita-se inclusive que Ruth se inspirou nela para criar a norte-americana Barbie.

Elliot e Ruth tinham três filhos: Barbara, Skipper e Ken. Foi assim que ela nomeou sua criação, com o diminutivo de Barbara. Skipper e Ken seriam criados posteriormente como a irmã mais nova e o namorado de Barbie, respectivamente.

O design

Ruth deixou o visual da Barbie ao encargo de Jack Ryan, designer que fez o projeto em 1958. A boneca foi lançada no ano seguinte na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque, em março.

A intenção dos criadores era vender a boneca como uma modelo top jovem que representava a beleza e o sucesso. O primeiro modelo veio vestido com maiô listrado. As pernas longas, cinturas finas e cabelos loiros que são a marca registrada da Barbie até hoje também acompanhavam o visual.

Primeiros acessórios

Para venda, a boneca já vinha com roupas e acessórios que as crianças podiam trocar quando quisessem. No primeiro guarda-roupa da Barbie podíamos encontrar itens da moda do fim da década de 50: calça cigarrete, óculos de sol, luvas, vestidos rodados e perucas com penteados diferentes.

Uma das coisas mais interessantes dessa boneca é justamente isso: é possível conhecer a moda dos derradeiros 50 anos através das edições vendidas, já que elas sempre acompanharam as tendências de cada ano.

Os anos 60

O boneco Ken apareceu três anos após a criação da Barbie para ser seu namorado. Seu visual foi inspirado no ator Troy Donahue e, não diferente, também era um jovem “mauricinho”, que sempre andava na moda e com o cabelo que os jovens usavam na época.

A década de 60 foi talvez uma das que mais marcaram a trajetória da Barbie. Ele começou como uma garota americana normal, com um conjunto de lã, faixas no cabelo e três perucas com cores e penteados diferentes.

Seu vestuário mudou novamente em 62 e foi inspirado em Jacqueline Kennedy através do clássico tailleur, mas dessa vez cor-de-rose, cor típica da boneca.

A Invasão Britânica chegou no meio da década e as roupas da Barbie foram inspiradas nas peças das modelos inglesas. Ela então foi vestida com um vestido tubinho e botas.

As mudanças não param por aí:

As pernas flexíveis vieram em 1965 para dar mais liberdade de brincadeira às crianças. As feições da boneca mudaram em 1968 para um rosto mais jovem. Foram incorporados cílios mais longos e olhos azuis. Em 1968 vieram as roupas psicodélicas, os óculos grandes de sol e a amiga nega Christie.

Os anos 70

A Barbie começou a década como hippie, acompanhando os jovens daquela geração. Os vestidos e saias curtas ficaram longos, os cabelos aumentaram e como acessório, a boneca agora tinha um trailer, sinônimo da liberdade que as meninas da época tanto queriam.

Mas como um bom brinquedo democrático, ao mesmo tempo em que eram lançadas as bonecas hippies, a Mattel também investiu na Barbie Malibu em 1971, que representava a norte-americana que morava na praia, com pele bronzeada e cabelos bem claros.

Com a metade da década de 70 e a “disco fever”, o Ken teve a versão John Travolta, inspirada no filme Embalos de Sábado à Noite. Para acompanhar, a Barbie ganhou roupas brilhantes, saltos plataforma e um carro esportivo cor-de-rosa.

Os anos 80

O glamour é a marca registrada da Barbie na década de 80. Glitter, batom vermelho e cabelos esvoaçantes estavam presentes na infância das meninas dos anos 80, logo, também estavam presente nas Barbies.

A maquiagem foi lançada como acessório da boneca em 1982. As roupas fitness e da mulher de negócio, que até então não faziam parte do universo feminino, também começaram a aparecer nessa época.

Os anos 90

Já com a popularidade mais que consolidada, a década de 90 foi o período de aperfeiçoamento e sofisticação da boneca. Os cabelos ficaram mais compridos, as roupas mais parecidas com a realidade… A Barbie estava tão poderosa nessa época que ela foi candidata à presidente dos Estados Unidos em uma das edições de 1992.

Nessa década as mulheres e meninas já podiam querer e fazer tudo e a Barbie acompanhou essa evolução: teve a boneca roqueira, rapper, médica, dentista, salva-vidas, ginasta. Surgiu também a Becky, a amiga que andava de cadeira de rodas da Barbie mostrando que todas têm espaço nesse mundo cor-de-rosa.

Os anos 2000

Na década de 2000 o corpo da Barbie se tornou mais flexível para dar mais liberdade às meninas para que elas pudessem inventar a brincadeira que quisessem. A boneca também representava a mulher da década, antenada e de negócios, e aí vieram os acessórios tecnológicos como o celular e o computador.

Como podemos perceber em todas as décadas, a Barbie de hoje segue o padrão de acompanhar o comportamento e as vontades das meninas de todo o mundo. Elas querem ser modernas, usar as roupas da moda, serem independentes e belas. Talvez esteja aí o segredo de todo esse sucesso de mais de 50 anos. Como não querer ter uma boneca dessas?

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)