10 Desenhos do Patati Patata para Colorir em Casa!

Os palhaços são os personagens de Circo mais queridos da garotada e volta e meia migram para a televisão e músicas com enorme sucesso. Um dos mais famosos da atualidade é a dupla Patati Patata, composta por Wagner Rocha e Henrique Namura, com discos lançados pela Som Livre de enorme sucesso. Talvez você conheça a dupla há cerca de quatro anos, quando explodiram no mercado em 2010, mas a história é muito mais longa que isso.

com-rolo deitado palhaço

História do Patati Patata

A dupla começou a sua atuação no mercado do riso em 1985 com um grupo na verdade com mais de cinco componentes. O grupo circense era formado pela Garota Pupy, a Mágica Alacazam e os palhaços Tuti Fruti e Pirulito. Em uma acidente de carro infelizmente faleceram a garota e os palhaços e Wagner e Henrique foram chamados para complementar a agenda de shows. O grupo se foi, mas Rinaldi seguiu adiante e resolveu criar a dupla de palhaços de sucesso até hoje.

Os primeiros passos do Patati Patatá não foram na televisão. No começo dos anos 90 os principais focos de apresentação eram escolas públicas e sem cachê, ação mantida até hoje mesmo com enorme sucesso de vendas. Foram mais de dez anos de apresentação até surgir um convite de gravadora para gravar o primeiro DVD em 2010. Sucesso de vendas, foi apenas o começo de uma carreira de sucesso em todo o país.

palhaços

Patati Patata na televisão

Com o sucesso em vendas do DVD tanto no mercado formal como informal, o canal de TV aberta SBT resolveu apostar na dupla e a convidou para apresentar o programa Carrossel Animado. Depois de 30 dias o sucesso foi enorme e ganhou cenário novo, tornando-se o Carrossel Animado com Patati Patata e todo o cenário usando a cor dos personagens, e era só o começo para o reconhecimento nacional. Era um programa interativo com participação das crianças em casa, brincadeiras, coadjuvantes e prêmios para quem ligasse e ganhasse.

para-pintart

O segundo programa de sucesso na televisão dos palhacinhos divertidos foi Férias com Patati e Patatá, exibido a tarde. A aposta foi tão grande que ao menos por um tempo o SBT removeu o clássico Chaves da grade horária oficial e manteve os palhaços no ar por mais de um ano. O programa foi exibido também em outros países, incluindo a Argentina. Um dos coadjuvantes no período de televisão foi o Palhaço Maluquinho, também de sucesso hoje em carreira solo.

patata

O sucesso internacional do Patati Patata se formou em 2014, quando começou uma turnê internacional pela Europa para apresentar tanto os primeiros sucessos como o novo boxe de músicas, intitulado A Vida é Bela. Há ainda um programa exibido no canal Discovery Kids desde outubro de 2015 e um novo programa de TV é planejado para o canal aberto SBT.

CDs DVDs

Hoje a dupla soma seis CDs ainda à venda: No Mundo Encantado, Os Grandes Sucessos, Na Cidade dos Sonhos, No Castelo da Fantasia, Hora da Folia e Volta ao Mundo, sendo apenas o último em gravadora não independente e lançado pela Som Livre.

São seis também o número de DVDs lançados, todos sucesso de vendas. São eles: No Mundo Encantado, Os Grandes Sucessos de Patati Patatá, Volta ao Mundo, Coletânea de Sucessos Vol. 1, Coletânea de Sucessos – Os Maiores Sucessos de Todos os Tempos na Voz de Patati Patatá – Vo e A Vida É Bela. Turnês no Brasil são duas: Patati Patatá, um Show de Alegria e Volta ao Mundo, tendo a última se expandido para outros países.

patati patati-patata

Curiosidades dos Palhaços

  1. não existem apenas dois atores por trás da maquiagem, mas mais de 10. O Patati Patata, assim como o Bozo, é apenas um personagem e podem ser interpretados por muitos atores. É por isso que podem ter mais de um show oficial da dupla em duas capitais diferentes do país.
  2. uma apresentação de Patati Patata falsos rendeu polícia. Uma dupla no interior da Bahia lotou uma casa de espetáculos tentando se passar pelos palhaços originais mas a farsa foi descoberta logo. O show começou mas foi interrompido e a polícia chamada ao local e muita confusão para a devolução do dinheiro dos ingressos.

Outros palhaços famosos no Brasil

Você lembra de outros palhaços de sucesso no Brasil? Alguns são bem antigos mesmo mas podem ter feito parte de sua infância. São eles:

  • Arrelia – era interpretado pelo ator Waldemar Seyssel e talvez o primeiro palhaço super famoso na televisão. Estamos falando da década de 50, quando o Cirquinho do Arrelia começou a ir ao ar pela TV Record todos os dias pela manhã para divertir a garotada. O maior sucesso dele é o “Como vai, como vai, como vai? Eu vou bem, muito bem…bem…bem!”, interpretado por diversos outros palhaços em discos.
  • Palhaço Carequinha – em atuação por décadas, o carequinha era um dos mais queridos no Rio de Janeiro. Tinha muitas aparições na televisão, mas era em tendas circenses o seu maior sucesso de levantar a criançada e arrancar grandes risadas. Seu amor era tanto pela arte que pediu ser enterrado com as roupas usadas em seu espetáculo.
  • Palhaço Pimentinha – seu nome de batismo é Walter Seyssel e assim como muitos palhaços nacionais, sua paixão era a arte circense. Trabalhou na TV Record por mais de uma década tanto como palhaço como ator dramático, mas nunca deixou os picadores. Era filho de circense e começou a atuar como palhaço aos dois anos de idade em pequenos show ao lado dos pais. Sua mãe era uma trapezista.
  • Bozo – na verdade Bozo não é apenas um palhaço, mas uma figura criada para a televisão norte americana e interpretada por mais de um ator. O personagem foi criado originalmente para contação de histórias em livros e discos. Mais de 200 atores chegaram a interpretar o Bozo em todo o mundo, dado o alcance mundial do palhaço com a garotada. Por aqui o programa foi exibido pelo SBT por mais de 10 anos e começou com a TV Record na década de 80.

Comente!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *