20 Desenhos do Madagascar para Imprimir e Colorir

Muita gente conheceu o nome Madagascar por conta do filme de animação da Disney voltado para crianças, mas com muitos fãs acima dos 30 anos. Mas além de ser uma bela paisagem de desenho animado, Madagascar é na verdade um país, uma ilha localizada no Oceano Índico com nome oficial de República de Madagascar, um dos paraísos da terra pouco influenciado pelo homem.

A República de Madagascar fica localizada na parte sudoeste do continente africano e por extensão territorial tem alguns títulos: é a maior ilha da África e a quarta maior do mundo. O país é formado por uma ilha maior, onde fica a capital e a maior parte da população e muitas ilhas menores ao redor, algumas não povoadas. A história de como as ilhas se formaram remetem a 88 milhões de anos atrás, quando as partes de terras que formaram as ilhas se desmembraram da Índia.

Apesar de ser distante do continente e com dificuldades de deslocamento, dados históricos relatam que o povoamento aconteceu cerca de 350 antes de Cristo. Os primeiros moradores foram povos austronésios, seguidos por imigrantes bantos cruzando o canal de Moçambique em busca de um local tranquilo para morar. O primeiro regime foi a Monarquia, com diversos governantes e chegando a república tardiamente em comparação com outros países, 1992. Até 1960 ainda era uma colônia francesa, quando foi considerado independente. Apesar de ter bastante gente é considerado um país pequeno, com 22 milhões de habitantes segundo o último senso.

A população de Madagascar conta com 68% de seus membros alfabetizados e são um misto de africanos com malaios. Há muitas misturas de etnias pela grande migração de tribos africanas em busca de melhor chance de sobrevivência na ilha. A língua oficial do país é a malaio-polinésia em quase 90% da ilha, mas visando os turistas já há um pouco de inglês entre os moradores e francês devido às raízes históricas.

A beleza da ilha de Madagascar

Se você se encantou com o filme, com certeza vai curtir saber que a ilha é muito mais bonita que as imagens mostradas na animação. Um dos diferenciais da ilha de Madagascar é sua biodiversidade ser cerca de 90% exclusiva da ilha. Ou seja: o que é encontrado em Madagascar não tem em nenhum outro lugar. Sua vida selvagem é quase exclusiva e não é a toda que é uma das ilhas mais disputadas para estudos e pesquisas. Seu bioma é único em diversos pontos e alguns animais não teriam condições de viver em qualquer outro lugar.

E como os humanos já descobriram as belezas de Madagascar a ilha está com seu ecossistema ameaçado. Um dos motivos é a povoação desenfreada de áreas verdes e destruição da mata, mas não o único. Algumas espécies não existentes há algumas décadas como o sapo cururu são considerados nocivos para as plantas e outros insetos e podem afetar a cadeia alimentar em poucos anos. Há problemas para evitar os danos em andamento, mas nada muito concreto.

O filme Madagascar

Nos cinemas em 2005, Madagascar é uma das animações de maior sucesso DreamWorks Animation.

A estória conta a vida de animais do zoológico de Nova York, levados desde crianças a uma jaula que jamais viram uma selva de verdade. Eles tinham uma vida super tranquila até resolverem conhecer o mundo além grades e assustarem os moradores da cidade, sendo sedados e enviados para viver em uma selva na África. Mas nem tudo corre bem e para o azar dos animais, há um naufrágio no navio e suas caixas transportadoras vão parar em Madagascar.

A ilha é uma enorme aventura para animais que jamais caçaram ou andaram em terra firme sem serem guiados. Precisam sobreviver e desenvolvem uma enorme amizade, companheirismo e se tornam grandes ídolos de uma terra distante.

Gostou? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)