30 Desenhos de Zebra para Pintar (Colorindo.org)

A zebra é um animal selvagem da mesma família dos cavalos mas de menor porte. O seu habitat é a África, especificamente as savanas africanas, mas pode ser encontrada em outros países em zoológicos. Seu clima ideal é o seco. Sua característica principal é a cor da pele, sempre branca com listras pretas em perfeita proporção de cores. A única parte que não tem listra é a pata, da articulação do joelho para baixo.

animais-selvagens com-olhos coordenação-motora desenho-infantil

O animal é do tipo mamífero, ou seja, é gerado dentro do útero da mãe e depois de nascer se alimenta por alguns dias de leite. São herbívoros sempre e não há casos relatados de canibalismo. Alimentam-se de pastagens africanas verdes e como vivem em um clima de sol intenso, migram constantemente de local em busca de mais água e comida fresca. Desde os primeiros dias de vida já começam a se alimentar de pastagem e perduram assim por longo período.

zebrinha zebra-linda zebra-1 Zebra sorriso show-de-bola pulando preto-e-branco pokemon para-pintar para-diversão

Assim como os cavalos é um animal sociável, mas jamais foi domesticado pelo homem, por isso é selvagem convicto. Vive em bandos pequenos ou grandes e sua convivência em conjunto torna a sobrevivência mais segura para fugir de predadores. São animais ágeis e um acaba protegendo o outro ao avistar um inimigo e fogem juntos. Os historiadores e pesquisadores acreditam que as zebras vivem na terra há mais de quatro milhões de anos.

A zebra é um animal extremamente rápido

A vida de uma zebra não é fácil. Poderia ser tranquila porque a sua alimentação de folhas é bem vasta na savana africana, mas é um dos alimentos prediletos de animais selvagens e excelentes predadores como o leão. Isso ajudou de certa forma a zebra a desenvolver velocidades incríveis e agilidade para fugir de um possível ataque, mesmo na maior parte das vezes acabando como lanche ou refeição de tigres, leões e leopardos.

para-colorir para-brincar mais-sóbria mais-simples mais-fofa fotos-selecionadas foto-de-desenho entretenimento diversão-infantil

Mas apesar de seu visual meigo e correr bastante, a corrida não é a única defesa da zebra não. Ela também tem um coice extremamente forte e ágil capaz de quebrar a mandíbula de um leão quando bem encaixado. Pode ser uma presa perfeita, mas não sem lutar. Sua altura não é das menores também. Pode chegar a dois metros e meio de altura e um metro e trinta centímetros de largura nos ombros, o que seria perfeito para montar se não fosse por ser extremamente inimiga dos humanos. Não curte o contato e não há relatos de domesticação.

desenhos Desenhos-de-Zebra Desenhos-de-Zebra-1 Desenhos-de-Zebra-2 Desenhos-de-Zebra-3 Desenhos-de-Zebra-4

O animal também não é dos mais leves. Mesmo sendo relatado como pequeno e inofensivo nos desenhos animados, pode chegar na fase adulta a 350 quilos (zebra das planícies) e já quando bebê nasce com cerca de oito quilos. As zebras são um dos animais a nascer prontos para viver no mundo, já andando ao lado da mãe segundo após o nascimento, assim como os cavalos.

A zebra tem uma convivência social diferente

Um dos fatores interessantes sobre a vida da zebra é sua semelhança com os leões. Os machos vivem em um verdadeiro harém com até seis fêmeas para apenas um mancho. Seus pequenos grupos podem conviver com outros animais solteiros mas apenas o macho alfa tem direito a procriação. Surgem sempre desafiantes e os machos devem brigar até o vencedor levar o seu harém. E com o macho perdedor da briga, o que acontece? Deve tentar lutar novamente com outro macho alfa ou se viver como um solteiro humilhado no grupo. Mas há ainda uma solução para os solteiros: formar um grupo de solteiros e viver em bandos para a sua melhor segurança. Os filhotes no geral não competem com os pais, buscam formar seu próprio harém.

Dúvidas sobre a zebra? Comente!

2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *