35 Desenhos de Lobos para Imprimir e Colorir!

O lobo é um animal selvagem do grupo dos mamíferos pertencente a família caniade. Foi eleito por muitos biólogos um dos animais mais agressivos da Terra e é também um dos mais antigos. Acredita-se ser um dos sobreviventes da Era do Gelo, quando o planeta passou por um grande resfriamento. É um dos parentes mais antigos do cachorro, o animal doméstico, mas com hábitos bem diferentes.

Características do lobo

Mesmo com anos de evolução o animal não cresceu tanto, chegando em sua idade adulta aos 60 ou 70 centímetros em média. O peso varia conforme a sub espécie, mas mesmo assim é considerado um animal de médio a grande porte e um dos mais velozes para o seu pedo. Alguns tipos de lobo possuem entre 25 e 30 quilos, já bem grande comparado a alguns colegas do reino animalia. Talvez não em comparação a algumas sub raças de pit bull, mas há bem maiores. Os lobos nativos do Alasca chegam os 70 quilos, peso necessário para manter a sua nutrição de longo prazo. As espécies europeias ficam entre os 20 e 30 quilos. O lobo mais pesado encontrado na Terra tinha 86 quilos.

O peso não incomoda muito a esses animais, caçadores hábeis. Podem chegar a 60 km/h, uma velocidade não muito grande para um carro mas para muitas presas bases da cadeira alimentar do animal como coelhos e ratos do mato ou um humano é o suficiente. A velocidade pode não ser muito grande para alguns corredores, mas a resistência do animal fará toda a diferença porque um lobo consegue correr mais de uma hora em velocidade constante. São mais lentos que as zebras mas alguns animais destes já foram encontrados correndo a mais de 70 km/h.

Por serem caçadores tais animais desenvolveram ao longo dos anos habilidades incríveis como saltar a uma distância maior que sete metros. Há uma ajudinha ai de suas patas ásperas e extremamente adaptadas aos diversos tipos de terreno, desde os arenosos até os mais gelados do norte e sul do planeta. Seus dedos são bem distribuídos de forma a não derrapar em longas corridas e amortecer a queda com perfeição nos saltos, por isso possui enorme agilidade e destreza em fazer curvas em uma longa caçada.

O clima mais indicado para tais animais viverem é o ameno com chuvas constantes, nem frio e nem quente, mas podem morrer por desidratação em um verão intenso como o brasileiro por suas duas camadas grossas de pele para tornar a água impermeável. A sua troca de pelos é feita de uma forma interessante: esfrega-se em pedras e árvores para soltá-lo.

Sentidos e vida de um lobo

Apesar de ter um faro muito bom é a audição o sentido mais aguçado do lobo e um excelente ajudante em sua caçada.

Consegue ouvir uma folha de árvore caindo no outono há longos metros de distância e isso o ajuda bastante quando está em busca de uma presa. Dentre os animais semelhantes como cachorros e gatos é um dos com melhor visão noturna.

O normal é uma fêmea produzir apenas uma única ninhada, sendo responsável portanto por sua prole e proteção. No geral vivem em grupos e um mesmo macho pode ter várias fêmeas em uma mesma alcateia e todas vão vivendo em harmonia. Quando a fêmea está próximo do período de procriação o macho se torna extremamente carinho e também é muito protetor com seus filhotes mesmo quando chegam à adolescência. A gestação do lobo dura em média 60 dias e são mamíferos. Os lobos chegam na idade adulta em três anos e já pode montar sua própria alcateia.

Gostou? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)