20 Desenhos do Tom e Jerry para Imprimir e Pintar

Quem foi criança ou adolescente nos 90 cresceu assistindo todos os dias a saga dos inimigos Tom e Jerry em animação. A clássica perseguição de gato e rato virou animação de sucesso nas mãos de William Hanna e Joseph Barbera, mas muito antes do que você imagina. O primeiro episódio foi ao ar em 1940, quando o universo da animação ainda estava engatinhando. No Brasil os direitos de exibição da TV aberta eram do SBT, exibindo a animação diariamente todos os dias no horário da manhã em diversos programas ao longo dos anos.

comendo-sorvete classicos-infantis cabeça-do-gato

Ao todo o desenho teve três temporadas, a primeira com 113 episódios que foi ao ar de 1940 e 1958. A segunda foi de 1960 a 1962 e teve apenas três episódios e a terceira com 34 curtas-metragens que foram ao ar de entre 1963 e 1967. As primeiras exibições foram apenas para o cinema, indo ao ar na televisão pela primeira vez apenas em 1967.

Nem sempre Tom e Jerry se chamavam assim. O primeiro nome do desenho animado seria diferente Jasper e Jinx, mas não pegou quando chegou o momento da comercialização da animação. Durante a segunda guerra ganhou nomes novos também: os britânicos o chamavam de Tommies e os alemães Jerries.

correndo desenho-famoso Desenhos-do-Tom-e-Jerry Desenhos-do-Tom-e-Jerry-1 diversão-total fotos-de-desenhos gato-e-rato imagem-do-garto

A história de Tom e Jerry

A trama é bem simples: Tom, o gato da casa, vive frustrado por ter a presença constante do rato Jerry. A perseguição eterna continua e gera diversas trapalhadas, em especial porque gera bagunça e Tom sempre leva a culpa. O desenho tem pouquíssimos diálogos e é baseado em aventuras e uma excelente sonoplastia para chamar a atenção de jovens e adultos.

Jerry é o prático rato oportunista que só sai de sua casinha quando os donos estão fora. Não é mais rápido, Tom é que é, mas é mais esperto e engraçado e consegue ser pego por alguns segundos no máximo, quando consegue escapar sempre com maestria. O irônico da trama é que sempre que o gato está em perigo, como sendo atacado por cachorros, nunca é deixar para trás pelo rato que dá um jeito de salvá-lo.

Jerry modelo-grande modelos-grandes muito-engraçado muito-legal na-praia os-mais-bonitos os-mais-perfeitos para-colorir para-pintar rato seleção-de-fotos um-classico

Polêmicas e curiosidades do desenho Tom e Jerry

apesar de serem muito queridos, por vários episódios os criadores foram acusados de racismo. Cenas consideradas racistas foram cortadas ao longo dos anos para a exibição para a TV. A empresa Amazon Prime Instant Video foi uma das primeiras a considerar o desenho racista e se negou a comercializar o programa.

alguns episódios foram acusados de incentivar a violência contra os animais, em especial quando um cachorro entra em cena e bate várias vezes em Tom. A sua dona o machucar também quando ele fazia trelas (na verdade era Jerry) também foi alvo de críticas e editados para a TV posteriormente.

Você não tem como saber onde os animais moram. Apesar de haver alguns jornais e até programas de televisão, o desenho é totalmente atemporal e universal, não foca em nenhuma cidade em específico. No máximo você sabe que na cidade recebe neve uma vez ao ano, presente em alguns episódios.

Já se cogitou os gatos serem amigos em um programa especial, mas os roteiristas concordam que seria algo um pouco além da marca e não faria sentido. Eles são levemente amigos, as vezes se entendem, mas como bons inimigos naturais, gatos e ratos, não faz sentido eles se entenderem no desenho, permanecendo o eterno mistério se um dia gato e rato vão viver em paz.

Por mais de três décadas todos os episódios eram em preto e branco, assim como do Mickey Mouse. A década de 70 foi a vez da cor animar os desenhos. No Brasil foram exibidos apenas os episódios em colorido.

Gostou dos desenhos? Deixe um comentário!

Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *